Conheça boas dicas para passar em concurso público

Algumas pessoas terminam a faculdade com aquela sensação "será que escolhi a profissão certa para mim?" e, diante da dificuldade de encontrar uma colocação no mercado de trabalho, acabam optando por continuar os estudos. Mas, dessa vez o foco é outro. E o grande objetivo é conquistar um cargo em órgão público seja ele na esfera federal, seja na estadual. "A estabilidade e o bom salário formam um binômio muito atrativo", afirma Patrícia Donati, coordenadora do portal da Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes.

A procura por concursos públicos aumenta cada vez mais. Para se ter uma idéia, o concurso em andamento (ainda em fase de avaliação) do Ministério Público de São Paulo contabilizou 6.886 inscrições, de acordo com número divulgado pela própria instituição. Contudo, na prova anterior, ocorrida em 2006, foram 3.875 inscritos. Isso significa que não apenas os recém-formados buscam trilhar esse caminho, mas também pessoas desiludidas com a carreira escolhida anteriormente.

Perseguir uma vaga pública parece até ter virado mania. Algumas cidades ganham notoriedade em abrigar os chamados "concurseiros". Tanto que a Cia. de Comédia G7 produziu a peça Como Passar em Concurso Público. "Nosso grupo teatral é de Brasília e a cidade é movida a concurso público. Todo mundo tem, ao menos, um parente que trabalha em uma instituição pública", argumenta André Deca, produtor da montagem.

Há dois anos em cartaz e com estadas nas cidades de Brasília e Rio de Janeiro, a peça já levou cerca de 200 mil espectadores ao teatro. Agora, é a vez de os paulistanos rirem com a comédia que trata da vida de José Brasil que, desde o nascimento, é incentivado a conquistar sua vaga como técnico judiciário. Na peça, os quatro atores listam 10 conselhos para se dar bem nos exames e, alguns, são bem divertidos, como o que indica concentrar toda a energia sexual nos estudos ou o que aconselha apelar para São Longuinho - conhecido popularmente por encontrar objetos perdidos. A apresentação se encerra com a décima e última dica: "Seja brasileiro e não desista nunca".

Mas, para quem enxerga no concurso público uma boa saída para garantir um futuro tranqüilo nos âmbitos financeiro e pessoal, vale elencar dicas para ajudar a alcançar essa meta. E Patrícia Donati enumera os principais. "Não há uma receita para passar em concurso público, mas, é possível destacar algumas dicas importantes. A primeira delas, sem dúvida, é estudar. Não há como alcançar a aprovação sem muita dedicação", adianta ela. Confira outros pontos a ser levados em consideração nesta empreitada:

- Antes de começar a estudar é preciso conhecer bem a carreira desejada: o estudo deve ser focado. Não é necessário escolher uma única carreira, mas procurar por áreas que tenham editais semelhantes;
- Monte um planejamento de estudo e estabeleça um método a ser seguido;
- Seja disciplinado e siga a rotina estabelecida no planejamento;
- Seja organizado e estruture as atividades de acordo com suas prioridades;
- Administre o tempo: dedicar-se ao estudo é indispensável, mas, para manter o equilíbrio emocional, é preciso reservar tempo para outras atividades;
- Encontre o seu ritmo: não é possível estabelecer um número fixo de horas de estudo. O ideal é que cada um encontre o seu rendimento. O que mais importa é se concentrar no período dedicado: quando estiver estudando esqueça de todo o resto;
- Revise a matéria estudada: o estudo para concurso público deve ser por repetição, ou seja, primeiro deve-se compreender a matéria estudada e depois, buscar, por repetição, revisá-la sempre.
- Treine. Fazer prova é muito importante para que o candidato se familiarize com o ambiente e com a ansiedade;
- Seja paciente, afinal, só passa em concurso público quem não desiste no meio do caminho.

Fonte: Terra

0 comentários:

concurso, concursos, concurso publico, concursos publicos, emprego, empregos, curriculo, apostilas, inss, ibama, trf, trt, tre, tribunal, regional, analista, tecnico, agente, policia, rodoviaria, federal, civil, militar, oficial, justica, prova, provas, apostila, tribunal de justiça, analista judiciario, tecnico judiciario, auxiliar judiciario, Prefeitura, Prefeituras, Prefeitura de, Prefeitura Municipal, Local de Provas, Locais de Provas, Resultado Final, lista de Aprovados, Data de Provas, Edital, Editais, Inscrições, concursos previstos, trt, tre, trf, tcu, tst, trf, tse, tc, mpu, mpf, mpm, mpt, mp